quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PROJETO UCA- UM COMPUTADOR POR ALUNO/ A inclusão digital através da escola pública







Inseridas num contexto mais amplo de políticas públicas em educação e tecnologias, no qual se situam os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais.


Segue algumas perguntas respondidas no site : http://www.lec.ufrgs.br/index.php/Projeto_UCA_-_Um_Computador_por_Aluno

Minha escola também pode participar?

A distribuição de laptops em larga escala depende da boa execução do plano piloto e do processo de licitação em andamento. Por enquanto, há apenas protótipos em fase experimental, cujo número limita-se à utilização nas escolas-pólo. Para 2008, está prevista a realização de uma licitação para a compra de 150 mil laptops que serão utilizados na próxima fase do projeto, mas as escolas participantes dessa fase já foram selecionadas pelo Ministério da Educação. 




Por que nos baseamos nos PCNs?

As normas que regulamentam o sistema de ensino no Brasil são extremamente democráticas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira assegura à cada comunidade escolar a liberdade e a responsabilidade pelo planejamento e pela realização de seu próprio projeto político-pedagógico. Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais – alinham-se com a perspectiva da construção do conhecimento, apresentando uma abordagem aberta do currículo e observando a enorme diversidade cultural brasileira. Privilegiam a interdisciplinaridade e definem como conteúdo curricular conceitos, atitudes e habilidades, valorizando aspectos como convivência, cooperação e solidariedade.




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