sábado, 4 de setembro de 2010

Biometria

A reportagem "Mais segurança com a IDENTIFICAÇÃO ELETRÔNICA", cujo texto encontra-se no "Caderno i", diz respeito ao uso da biometria na maioria das grandes empresas, e até mesmo na Câmara dos Deputados, para melhor controle de acesso e segurança.

Segundo o site infowester, biometria é o uso de características em mecanismos de identificação. Dentre estas características tem-se a íris, a retina, a impressão digital, a voz, o formato do rosto e a geometria da mão.

Como cada pessoa possui características biológicas diferentes das outras, como por exemplo a impressão digital, fez-se necessário o uso destas características para identificação.

Hoje no Brasil, a biometria passou a ser usada em documentos de identidade, e futuramente, nas eleições em substituição do título de eleitor,e usando a identificação por impressão digital.
 
 
 
Ao ler o texto, a primeira coisa que me veio na mente foi a palavra ÉTICA. Se o homem, fosse verdadeiro em suas palavras, cumprisse com o que diz, amasse as pessoas e tivesse amor próprio, com certeza não precisaria de toda uma estrutura para controlar a entrada e saída de pessoas do seu local de trabalho, controlar se verdadeiramente é você na marca digital para abrir um cofre ou se é mesmo você, não está passando por ninguém, por exemplo. Claro que não estou falando que a tecnologia da biometria não é importante, pois além destes fins. "A biometria, ao contrário do que se pode pensar, é uma técnica bastante antiga, utilizada pelos faraós egípcios que usavam a cor dos olhos, as cicatrizes, a arcada dentária, a cor dos cabelos e outros para identificarem determinadas pessoas"( por Gabriela Cabral, Equipe Brasil Escola). Seria uma outra possibilidade para o uso da biometria.
 
Na Pedagogia da autonomia, Paulo Freire comenta um pouco sobre a ética docente, segue abaixo uns trechos sobre alguns saberes educativos:
"Gostaria de sublinhar a nós mesmos, professores e professoras, a nossa responsabilidade ética no exercício de nossa tarefa docente. (...) necessária eticidade que conota expressivamente a natureza da pratica educativa, enquanto prática formadora (...). Da ética que condena o cinismo do discurso citado acima, que condena a exploração da força de trabalho do ser humano, que condena acusar por ouvir dizer,(...), falsear a verdade, iludir o incauto, golpear o fraco e indefeso, soterrar o sonho e a utopia, prometer sabendo que não cumprirá a promessa, testemunhar mentirosamente, falar mal dos outros pelo gosto de falar mal (...). É por esta ética inseparável da prática, jovens ou com adultos, que devemos lutar. E a melhor maneira de por ela lutar é vive-la em nossa prática, é testemunhá-la, vivaz, aos educandos em nossas relações com eles. (...). (...) me acho absolutamente convencido da natureza ética da prática educativa, enquanto prática especificamente humana." (FREIRE, Paulo; 1996)


Sujeitos Éticos:

"Quando, porém, falo da ética universal do ser humano estou falando da ética enquanto marca da natureza humana, enquanto algo absolutamente indispensável à convivência humana. (...). Frases como 'a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?' ou 'o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século' expressam bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora." (FREIRE, Paulo; 1996)
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Concordo que a ética é importante. Principalmente a ética profissional.Beijos, passe no meu blog e deixe seu comentário.

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