sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81.
A autora do texto “A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico do século XX”, Maria Helena Silveira Bonilla, começa falando das transformações complexas vivenciadas atualmente devido a vários motivos existentes no mundo moderno, entre eles a facilidade das informações para um número maior de pessoas, ou pelo simples fato de em tempos passados este ritmo não ser tão rápido.
Bonilla segue em seu texto explicando a razão pela qual estas transformações estão ocorrendo, seja por causa da cultura, seja pelas formas de relações sociais. Para ela, “é nesse complexo, nessa teia de relações que estão inseridos os processos educativos e, em particular, a escola”. As instituições de ensino, para Stoer, Cortesão, et al. (2001:241), “ao mesmo tempo em que sofre essas influências (de um todo à uma parte), pode também influir nestes tempos e espaços, à medida que for se abrindo para a ressignificação das concepções mecanicistas sobre o pensamento, o conhecimento e a comunicação que impregnam o sistema educacional e todas as outras instituições sociais e políticas”. Ou seja, uma abertura a um novo significado de acontecimentos através da mudança de visão de mundo, ocorrerá conseqüentemente, transformação dentro da escola, em conjunto é claro, das transformações sociais.

OS CONCEITOS DE VERDADE E REALIDADE
A idéia de ordem, de acordo com Bohm (1989:143), só acontece quando há mudanças sociais. Na cosmovisão Medieval, “a natureza, o homem e a sociedade eram vistos como uma imagem da ordem eterna, sendo que a relação entre eles, as leis, a moral e a ética estavam apoiadas na religião e na filosofia”. Na Moderna, “as formas de pensamento e de conceitualização estão relacionados à linguagem e às tecnologias da escrita”. A impressão de textos, livros e enciclopédias, auxiliou a educação universal e “possibilitou também que a demostração visual preponderasse sobre a discussão verbal, concentrando a atividade cientifica no manuseio e analise de mapas, desenhos, gráficos (...), tidos como precisos e confiáveis, porque impressos uniformemente e não dependentes do talento do copista”. Frente as atuais mudanças e questionamentos ocorridas no modelo científico e tecnológico, a então noção de ordem sofrerá novos significados, levando a uma nova cosmovisão, segundo Bonilla.

A PRÁXIS PEDAGÓGICA
Para a autora, a escola, mesmo admitindo as diferenças, continua conduzindo a uma unidade, continua hegemônica e tratando como se todos fossem e vivessem de uma mesma estrutura, uma mesma cultura. “Enquanto a noção de ordem da escola é a da modernidade, a noção de ordem do mundo fora da escola tende a ser a da cosmovisão contemporânea, que já se faz presente em muitos âmbitos da vida, principalmente da vida dos jovens-alunos. Os altos índices de reprovação e evasão escolar têm demostrado que não existe comunicação entre esses dois mundos e que essa não-comunicação, esse não-convívio pacífico entre as diferentes noções de ordem é que tem feito com que a escola esteja em crise e que tem levado a Educação a enclausurar-se num processo fechado, formalista”. A importância de se entender educação de forma mais ampla, além do espaço educacional, é pelo fato do ser humano estar em constante aprendizado, mesmo fora deste espaço. A troca de informações, conteúdos e experiências, é à base da aprendizagem e da vida. Sem essa interação é muito mais difícil de conviver e viver na sociedade.

 

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81.
BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81.

2 comentários:

  1. Powww meteu a brasa hein bêin!!! Adorei sua resenha, bem objetiva, sintética e explicativa!!!

    ResponderExcluir
  2. E ainda trouxe a imagem para agregar mais valor ao texto que ficou massa!

    ResponderExcluir